No Clube Popular de São Vicente, Dirceu fez palestra sobre o Golpe de 64

terça-feira, 5 de abril de 2011

Após exibição do filme "Hércules 56", o ex-ministro proferiu uma palestra sobre o Golpe de 64 que desencadeou a Ditadura Militar. Ao lado de Ana Corbisier, militante política do Movimento de Libertação Popular (Molipo), e Mário Rocha, irmão de Zé Careca, Dirceu recebeu um banner, com imagem e texto da época da ditadura, em agradecimento a sua visita ao município.












Fotos: Jomar Camussi

4 comentários:

WALTER DE MARIINHA disse...

SE LÁ EU ESTIVESSE,COM CERTEZA TERIA COM UM GRANDE ABRAÇO, EXPRESSADO A MINHA GRATIDÃO A ESTE GRANDE ESTADISTA, QUE NA ERA DAS TREVAS, LUTOU BRAVAMENTE PELA CONQUISTA DA NOSSA LIBERDADE; AQUI PELOS RINCÕES DO SERTÃO, ELE REFUGIOU-SE PARA POUPAR A PROPRIA VIDA; MAIS EM TERRA DE POETA ENCONTRA-SE INSPIRAÇÃO PARA TRAVAR AS MAIS DURAS BATALHAS DA VIDA, E COM OS SERTANEJOS DE ITAPETIM E CARUARU, RECARREGOU AS BATERIAS E PARTIU COM MAIS FORÇA E CORAGEM RUMO A REDEMOCRATIZAÇÃO DA NOSSA PÁTRIA. VALEU ZÉ DIRCEU!!!!!!!!!

WALTER DE MARIINHA disse...

SE LÁ ESTIVESSE, TERIA COM UM GRANDE ABRAÇO, EXPRESSADO A MINHA GRATIDÃO A ESTE GRANDE ESTADISTA, QUE NA ERA DAS TREVAS, SACRIFICOU SUA VIDA EM NOSSO FAVOR,AQUELES HEROIS DA FÉ QUE LUTARA TÃO BRAVAMENTE PELA LIBERDADE SONHADA, TERÃO O RECONHECIMENTO DE TODAS AS GERAÇOES QUE HAVERÃO DE VIR, FAREI QUESTÃO QUE MEUS FILHOS E NETOS CONHEÇAM PATRICIOS DO QUILATE DE ZE DIRCEU, ZÉ CARECA E TANTOS OUTROS QUE VIERAM PARA CONTRARIAR; REFUGIARAM-SE PELOS NOSSSOS SERTÕES, E NA TERRA DA POESIA ENCONTRARAM A INSPRIRAÇÃO NECCESSARIA PARA A BUSCA DA NOSSA REDEMOCRATIZAÇÃO; VALEU ZÉ DIRCEU!!!

Anônimo disse...

Como sabemos a ditadura militar não foi apenas uma luta tosca entre comunistas e militares, mas algo mais profundo. O que estava realmente em jogo era a proteção do capital. A classe burguesa brasileira se via acuada pelo avanço do socialismo, principalmente com o primeiro país socialista da América ( Cuba). O interesse internacional da maior potência capitalista ( Estados Unidos), parte significativa dos cristãos e os militares iniciaram oficialmente em 1964 a ditadura militar( a famosa marcha da família com Deus pela liberdade), cujas maiores implicações foram 21 anos de repressão a quem tentasse se insurgir contra o sistema, os atos institucionais são o exemplo mais forte.
O pior é que a ideologia sistematizada na época era de uma Brasil bom, unido, solidário ( quem não lembra do slogans “ Brasil, o país que vai pra frente”, Brasil, ame-o ou deixe-o” etc). Essa forma de incitar o nacionalismo não ficou limitada ao partido dos militares( ARENA), mas o própria mídia, os jornais e os rádios( que na época estavam em alta) falavam de um Brasil como o melhor dos países para se viver. A globo é se encaixa nessa categoria, pois até hoje mantém uma linha de transmissão de informação altamente conservadora( filha da ditadura).Além disso, a quantidade de artistas que enfrentaram a repressão era simplesmente indigesta. Cantores como Zé ramalho, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Raul Seixas,Gonzaguinha, Geraldo Vandré, entre outros, tiveram muitas músicas censuradas e muitos foram torturados. Muitos líderes revolucionários da esquerda brasileira foram mortos e o partido comunista(PC) foi o partido que mais sofreu baixas entre seus militantes. A UNE foi perseguida, as universidades tiveram seus “intelectuais orgânicos” presos e outros exilados como foi o caso de Paulo Freire, na minha opinião o maior educador brasileiro. Os cursos de história e ciências sociais ficaram praticamente sem professores, pois a maioria era taxada de comunista.
É preciso entender que começou aí a degradação das instituições de ensino públicas, que posteriormente, com os governos neoliberais ( Collor, Fernando Henrique etc)começam a dar mais importância a iniciativa privada. A partir daí lançou-se a ideia de que tudo que é publico é ruim, é “ineficiente”. Para não esquecer, muitos políticos de tendência esquerdista foram presos, exilados e outros mortos. No caso de Miguel Arraes, por exemplo, foi preso e passou alguns tempos em Fernando de Noronha e depois foi exilado na Argélia.
Esses “anos de chumbo” também promoveram uma nova forma de ver e conceber o Brasil. A ideia da democracia racial foi bastante difundida na década de 70, a Europa e os Estados Unidos nos viam como um caldeirão de raças( tão difundida pela UNESCO naquela época). Muitos que defendem a ditadura falam dos avanços que ela trouxe ( industrialização, exportação de bens manufaturas, enfim o que na época do ditador Médici era conhecido como milagre brasileiro) e eu vos digo que não há progresso, não há avanço, quando o que estava em jogo( e ainda está) era as vidas humanas que até hoje repousam nos arquivos gelados da ditadura, ou mesmo em uma medalha agraciada pela tropa de elite do estado.
No caso de José Dirceu, digo que se na época da repressão política ela viveu da política, hoje sua imagem pública vive para a política. Se antes ele tinha um ideal para fazer política hoje ele tem uma desculpa para dizer que não governou à pouco tempo para uma plutocracia. O Brasil é conhecido e reconhecido por sua corrupção, mas poucos tem coragem de protestar nas ruas. Fazer política não é apenas votar, é também cobrar, de modo que se as palavras fazem-se impotentes a força faz-se necessária. Antes disso, continuaremos alienados, preocupados apenas com nosso bolso. O dinheiro foi feito para nós, não nós para o dinheiro. O trabalho deveria ter fins úteis e não de troca. Lembrem-se sempre, a utopia é sempre maior quando não se acredita nela. Abraço!!!

Anônimo disse...

OLHA É INACETITÁVEL QUE NOSSA CIDADE ITAPETIM SEJA FRUTO DE FRACOTAS E PIADAS NO SUL POR TER RECEBIDO ESSE "PAI DO MENSALÃO " E CORRUPTO ZÉ DIRCEU,ABSURDO, EU COMO PROFESSOR E LEITOR E PESQUISADOR, SEI QUE PARA NÓS FOI MARAVILHOSO, MAS PARA LÁ FORA ITAPETIM FOI MOTIVO DE RISOS DAQUELES QUE VIRAM DIRCEU COMO UM MERO COADJUVANTE DO GOVERNO LULA MAS PRINCIPAL ACIONISTA DO MENSALÃO, APLAUDIR E HOMENAGEAR ESSE CORRUPTO FOI FEIO E CMO FOI.
PA DO MENSALÃO, DEVE TER ACHADO BOM TANTO SERTANEJO E MATUTO APLAUDINDO ELE, DEVE TER DITO AOS ACESSORES, O^POVO BESTA!!!!!!!!!!!!!!!!

Postar um comentário