Conheça algumas relíquias do Terminal Marítimo de Passageiros do Porto do Recife

segunda-feira, 7 de março de 2011

Porto do Recife é administrado pelo governo do estado de Pernambuco

O porto está localizado na parte leste da cidade do Recife, às margens dos rios Capibaribe e Beberibe, que deságuam no oceano Atlântico.

Telefone

Fabricado pela MFG. CO. LTD de Londres no início do século XX, foi adquirido pela Aço Norte e doado ao Porto do Recife.

Máquina de Calcular

Este tipo de calculadora pin-roda foi inventada por Willgodt T. Odhner em 1874, e era capaz de efetuar multiplicações e divisões, além de somas. Após a Revolução Russa de 1917 a produção mudou para a Suécia e o nome “Original Odhner” foi adaptado.

Teodolito

Basicamente é um telescópio com movimento graduados, na vertical e na horizontal, e montado sobre um tripé centrado (norteado) e verticalizado. Este modelo fabricado em Londres e utilizado pelo Porto do Recife no Século XX, possui uma bússola incorporada.

Bússola

Instrumento de navegação que permite encontrar ou determinar direções. Ela consiste num ponteiro magnetizado livre para se alinhar, de maneira precisa, com o ponto magnético da Terra. Esta em especial é de fabricação alemã (Georg Nachf Hechelmann).

Alfredo Lisboa

Em 1887 é apresentado ao conselheiro Antônio da Silva Prado proposta de melhoramento do porto de Recife. Dentre os 26 projetos o mais interessante foi o projeto intitulado “Memórias do Plano Geral de Melhoramento do Porto do Recife”, comandado pelo Engenheiro Alfredo Lisboa, chefe da Comissão de Conservação dos Portos e Obras Públicas Gerais da Província de Pernambuco.

Fotos Relacionadas:

Marco Zero: O JP mostra um dos principais pontos turísticos de Pernambuco

Fotos: Jean Philippe

0 comentários:

Postar um comentário